O ISMD

Responsabilidade Social

A responsabilidade social é uma preocupação constante da Faculdade ISMD. Por isso, frequentemente, desenvolvemos ações como mobilizações coletivas voluntárias e mutirões dentro e fora da instituição. A intenção é que os serviços médicos cheguem até às comunidades que não têm acesso a eles.

Além dessas atividades, a Faculdade ISMD mantém clínicas nas suas duas unidades (São Paulo e Belo Horizonte). Também há coletas de alimentos e de produtos de higiene pessoal para as ações sociais que participamos em conjunto com instituições parceiras como a Cruz Vermelha e Irmãs Hospitaleiras.

Saiba mais sobre nossos eventos e mutirões.


Atendimento gratuito

Para atender uma demanda de pacientes que necessitam de cuidados médicos, mas não tem acesso, a Faculdade ISMD promove atendimentos gratuitos.

Na unidade de São Paulo, nas clínicas da Faculdade, e em Belo horizonte, no Núcleo Dermatológico, dentro do Hospital da Baleia. A cada mês são atendidos em torno de 4500 pacientes na capital paulista (em todas as especialidades ofertadas na faculdade, com enfoque em dermatologia clínica e cirúrgica, psiquiatria, endocrinologia e tricologia) e mais de 2000 em Belo Horizonte (com enfoque em dermatologia clínica e cirúrgica).

Durante os nossos 13 anos de existência, já atendemos mais de 400 mil pacientes em todas as áreas de especializações do ISMD.


Mutirão da Saúde (Belo Horizonte)

Anualmente, o ISMD de Belo Horizonte, faz um Mutirão da Dermatologia. A iniciativa leva atendimento gratuito à população que não tem acesso médico, no interior de Minas Gerais. 

Para isso, é reunida uma equipe multidisciplinar com  cerca de 150 profissionais. Dessa forma, todos que precisam de cuidados, na cidade escolhida e também nas redondezas, são atendidos.

Só em 2015 pacientes de 33  municípios de Minas Gerais receberam os atendimentos do mutirão. Com isso, foram realizadas estatísticas de alta relevância para os departamentos de saúde do Estado, que trouxe um panorama das doenças dermatológicas mais prevalentes diagnosticadas. A ação permite a adoção de políticas públicas direcionadas e de melhor qualidade. É uma contribuição aos serviços públicos e principalmente a saúde do cidadão brasileiro. 

Nessas ações são ofertados inúmeros atendimentos: consultas dermatológicas, consultas dermatológicas, dermatoscopia, pequenas cirurgias dermatológicas (retirada de cisto sebáceo, lipomas, pintas e pequenos tumores cutâneos), eletrocauterização, curetagem de molusco, cauterização de verrugas, cirurgia de unhas, biópsias (pele, mucosa e unha), tratamento de ceratose actínica, criocirurgia,entre outros.


Eventos do Bem

Periodicamente, a Faculdade ISMD promove simpósios e palestras para atualizar e aprimorar os conhecimentos dos seus alunos. As inscrições desses eventos são beneficentes e para participar o estudante ou profissional precisa doar 1 kg de alimento não perecível. Toda a arrecadação é revertida para instituições sociais.


Mutirão de Dermatologia (São Paulo)

Todos os anos, o campus de São Paulo do ISMD, em parceria com a Cruz Vermelha e outras instituições, realiza o Mutirão de Dermatologia. O intuito é auxiliar inúmeros pacientes em vulnerabilidade social, dando a essas pessoas a oportunidade de terem acesso aos serviços de saúde.

Os atendimentos feitos pela equipe da Faculdade ISMD chegam até a mil. São realizados os seguintes procedimentos: consultas dermatológicas, dermatoscopia, pequenas cirurgias dermatológicas (retirada de cisto sebáceo, lipomas, pintas e pequenos tumores cutâneos), eletrocauterização, curetagem de molusco, cauterização de verrugas, cirurgia de unhas, biópsias (pele, mucosa e unha), tratamento de ceratose actínica, criocirurgia,entre outros procedimentos.

Além disso, são oferecidos por equipes dos nossos parceiros: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações sobre doenças dermatológicas de grande prevalência, entre outras ações.

Faça sua inscrição




Somente números

× Em que posso ajudar?