Quando procurar endocrinologista pediátrico?

Quando procurar o endocrinologista pediátrico?

2 minutos de leitura
ISMD
por Marketing ISMD

O endocrinologista pediátrico é o profissional que faz o diagnóstico e o tratamento de distúrbios endocrinológicos na infância e adolescência. A especialidade trata de crescimento, tireoide, diabetes e obesidade, distúrbios de diferenciação sexual, alterações no metabolismo.

As disfunções hormonais, por exemplo, podem ser identificadas desde o período neonatal.  O diagnóstico e o tratamento adequado são realizados pelo endocrinologista pediátrico. Este profissional deve ter interação de conhecimentos pediátrico e da endocrinologia em geral.

No período neonatal, podem surgir anormalidades como como hipoglicemias, hipotireoidismo congênito, hiperplasia adrenal congênita. Já nas crianças predominam os quadros de crescimento deficiente, o hipotireoidismo adquirido, diabetes e os sinais da puberdade precoce. Já na adolescência, a falta de desenvolvimento puberal e genital, disfunções tireoidianas autoimunes, obesidade e diabetes são queixas frequentes.

As alterações hormonais determinam repercussões sobre o crescimento, o desenvolvimento e o metabolismo de um organismo em fase de maturação, devendo, por isso, serem considerados os aspectos peculiares de cada fase do desenvolvimento.

O crescimento de crianças e adolescentes deve ser acompanhado do nascimento até quando chegar a estatura final. Para isso são utilizados gráficos de crescimento ajustados para a população a que o indivíduo pertença.

Canais de crescimento abaixo do padrão populacional ou inferior ao esperado para o padrão genético da família, desaceleração do crescimento com relação à idade, sexo e grau de desenvolvimento, previsão de estatura final abaixo da estatura familiar são sinais de alerta que o crescimento está inadequado.

Normalmente, a puberdade ocorre entre 08 e 14 anos. Quando esse período inicia fora deste período requer investigação e tratamento. Quando tem precocidade ou então atraso puberal se devem, respectivamente, a uma aceleração ou retardo constitucional do crescimento e puberdade (ACCP e RCCP), não há prejuízo na previsão de estatura final.

Saiba tudo que acontece no ISMD!

Fazemos envios semanais com dicas e materiais gratuitos
Atendimento Atendimento
As disfunções hormonais, por exemplo, podem ser identificadas desde o período neonatal. O diagnóstico e o tratamento adequado são realizados pelo endocrinologista pediátrico. Este profissional deve ter interação de conhecimentos pediátrico e da endocrinologia em geral.