Dia do Médico

2 minutos de leitura
ISMD
por ISMD

Hoje, 18 de outubro, é Dia do Médico. A data homenageia São Lucas, um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Lucas era médico e, por esse motivo, foi decidido homenagear os profissionais com o mesmo dia da festa do santo. Além do Brasil, o Dia do Médico é comemorado em outros países como Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia e Inglaterra.

A escolha de São Lucas como patrono dos médicos nos países que professam o cristianismo é bem antiga. Eurico Branco Ribeiro, renomado professor de cirurgia e fundador do Sanatório São Lucas, em São Paulo, é autor de uma obra sobre o patrono dos médicos. Na obra intitulada “Médico, pintor e santo”, o autor afirma que no ano de 1463, a Universidade de Pádua, na Itália, iniciava o ano letivo em 18 de outubro, em homenagem a São Lucas.

São Lucas passou parte de sua vida curando as pessoas, razão pela qual foi estabelecido como padroeiro da medicina. Em homenagem a ele, a data de seu nascimento foi escolhida como o dia do médico, profissional que estuda a ciência e as técnicas para se fazer a cura.

Saiba tudo que acontece no ISMD!

Fazemos envios semanais com dicas e materiais gratuitos
× Em que posso ajudar?