fbpx

Cirurgia Micrográfica de Mohs: Tratamento seguro do câncer da pele

3 minutos de leitura
ISMD
por Marketing ISMD

A Cirurgia Micrográfica de Mohs é uma técnica altamente eficaz e especializada para remover os principais tipos de tumores da pele. Trata-se de um procedimento cirúrgico meticuloso, para o tratamento do câncer da pele ou mucosas. Baseia-se na avaliação da lesão que está sendo retirada ao microscópio, em vez de apenas ao olho nu, a fim de assegurar que todas as células cancerosas sejam removidas. A técnica foi desenvolvida pelo Dr. Frederich Mohs, na Universidade de Wisconsin – USA, na década de 30, pioneiro na sua utilização e que deu o nome à cirurgia.
A principal vantagem da Cirurgia Micrográfica de Mohs em relação à cirurgia convencional é de que esta técnica permite o controle microscópico das margens do tumor durante a cirurgia, garantindo assim a remoção de todo o tumor com o mínimo de remoção de pele normal. Na cirurgia convencional, o tumor é retirado com margens de segurança, e enviado para o exame anátomo-patológico em clínicas especializadas, e os resultados ficam prontos em 1 a 2 semanas. Como nestes casos a retirada do tumor é feita com margens de segurança estimadas apenas pela visualização do cirurgião dermatológico, os riscos de permanecerem resíduos do tumor são maiores.
A cirurgia de Mohs é ideal ainda nas situações em que o câncer da pele recidivou, quando está em um local de difícil remoção como, por exemplo, na face, especialmente em torno do nariz, olhos e boca ou quando o tumor é de subtipo mais agressivo e infiltrativo, como o carcinoma basocelular esclerodermiforme.
A técnica requer habilidade e treinamento qualificado, pois é necessário ao especialista em dermatologia (denominado cirurgião de Mohs) habilidades bastante específicas. Os cirurgiões de Mohs são treinados para realizar esta técnica e planejar a melhor reconstrução da pele após a remoção do tumor. Possuem ainda conhecimento aprofundado em histopatologia cutânea, o que permite a análise microscópica da pele durante a cirurgia, garantindo assim a retirada completa do câncer, mesmo nas áreas em que não são visualizados clinicamente.
Cirurgia Dermatológica no ISMD
A Cirurgia Micrográfica de Mohs faz parte do conteúdo programático do curso de pós-graduação em Cirurgia Dermatológica do ISMD, que prima pela capacitação do médico no diagnóstico e tratamento de casos cirúrgicos dentro da dermatologia através de aulas teóricas e práticas. Contamos ainda com centro cirúrgico e salas de pequenos procedimentos com equipamentos de ponta, além de corpo docente formado por cirurgiões plásticos e dermatologistas renomados.

Saiba tudo que acontece no ISMD!

Fazemos envios semanais com dicas e materiais gratuitos
× Em que posso ajudar?