A ideia da criação de uma entidade que tivesse a missão de prestar serviços médicos para feridos de guerra, partiu dos suíços Jean Henri Dunant e Gustave Moynier, em 1863.
Em 1859, na Itália, uma batalha pela Independência do País deixou nove mil mortos e 40 mil feridos. Entre 26 e 29 de outubro de 1863, Moynier, Dunant e mais algumas pessoas com interesses em comum reuniram-se para criar uma entidade humanitária de caráter internacional que servisse às vítimas de guerras.
Dessa reunião resultou a criação de uma organização intitulada Comitê Internacional de Ajuda a Feridos. Com o tempo, esse comitê passou a ser chamado de Comitê da Cruz Vermelha. Por causa desse fato, o dia 26 de outubro é associado à criação da Cruz Vermelha e é celebrado internacionalmente.
ISMD e a Cruz Vermelha
A responsabilidade social é uma preocupação constante da Faculdade ISMD. Por isso, frequentemente, são desenvolvidas ações dentro e fora da instituição. Mobilização de coletas de alimentos e de produtos de higiene pessoal para ações sociais são realizadas em conjunto com instituições parceiras como a Cruz Vermelha, em São Paulo.
A Cruz Vermelha de São Paulo já promoveu Mutirão de Dermatologia em parceria com o ISMD. Foram oferecidos consultas, exames e pequenos procedimentos para a retirada de pintas, cistos e pequenos tumores, além de cauterização de verrugas, biópsia de pele, entre outros procedimentos.
Foram disponibilizados ainda serviços de enfermagem, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, com o objetivo de monitorar casos de diabetes e hipertensão para a realização dos procedimentos dermatológicos.