ISMD leva atendimento médico gratuito à população carente - ISMD - Pós-graduações e Workshops para médicos - Em BH e SP

O 15º Mutirão da Saúde realizado pelo Instituto Superior de Medicina (ISMD) trouxe alívio e esperança para o Vale do Jequitinhonha.


Habitantes esperando atendimento. Foto: Rodrigo Zacarias

Nos dias 11 e 12 de dezembro de 2015, Itaobim, uma cidade com 120 mil habitantes, recebeu cerca de 150 profissionais da saúde, entre médicos, biomédicos, enfermeiros e farmacêuticos. Essa foi uma ação do ISMD com apoio da Faculdade Ciências Médicas (FCM-MG), Hospital da Baleia e Grupo Franciscanos pela eliminação da Hanseníase.

Durante os dois dias, foram realizados gratuitamente inúmeros procedimentos de saúde como consultas dermatológicas e pequenas cirurgias para quase 2300 pessoas carentes, identificando a Hanseníase e, até mesmo, o câncer de pele, que foram encaminhadas para tratamento no SUS.

Segundo a idealizadora do projeto e diretora do ISMD, Dra. Raquel Vilela, há muito o que se fazer para controlar a Hanseníase, que é um problema de saúde pública, sendo o comprometimento de todos fundamental.

Quem acompanhou o mutirão se surpreendeu com o que viu. Consultórios e pequenos centros cirúrgicos foram montados e atenderam a todos que precisavam de cuidados. Foram, ainda, realizadas palestras, atividades lúdicas, massoterapia e momentos de orações e músicas.


Equipe ISMD. Foto: Rodrigo Zacarias

Ações como esta mostram a importância que a valorização social tem para o Instituto Superior de Medicina. Sempre buscando realizar parcerias com instituições sérias, que prestam serviços de qualidade, o ISMD reforça sua excelência em atendimento à população.

Sobre a Hanseníase:

A hanseníase ou mal de Hansen é uma doença curável, com tratamento simples feito com medicamentos fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e acompanhamento médico ambulatorial.

É uma doença infecciosa, silenciosa, de evolução crônica, provocada pelo Mycobacterium leprae, microrganismo que ataca principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. A doença tem um passado de discriminação e isolamento dos doentes, que hoje já não existe e nem é necessário, pois pode ser tratada e curada.

A transmissão se dá de indivíduo para indivíduo, por germes eliminados por gotículas da fala e que são inalados por outras pessoas penetrando o organismo pela mucosa do nariz.

Se uma área da pele apresentar queda dos pelos, manchas brancas ou avermelhadas com alteração da sensibilidade, áreas ressecadas com sensação de formigamento ou dormência, isso pode ser hanseníase. Assim que uma mancha com essas características for notada, é aconselhável procurar o mais rápido um dermatologista.

Últimas notícias

Encontro Internacional de Iniciação Científica & Pós-Graduação das Faculdades ISMD BH e SP 2021

A Revista Científica – ISMD é uma publicação do Instituto Superior de Medicina das unidades de São Paulo e Belo Horizonte, aberta à publicação de trabalhos na área da Saúde, Humanas e … Saiba mais

Quando procurar o endocrinologista pediátrico?

O endocrinologista pediátrico é o profissional que faz o diagnóstico e o tratamento de distúrbios endocrinológicos na infância e adolescência. A especialidade trata de crescimento, tireoide, diabetes e obesidade, distúrbios de diferenciação … Saiba mais

Diabetes: uma doença invisível

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o … Saiba mais

Comunicado Oficial | COVID-19

Viemos através deste informar que estamos atuando conforme as determinações feitas pelos Governos Estaduais e demais órgãos competentes. Para a unidade de São Paulo, conforme orientado desde o dia 08 … Saiba mais

Ver todas

Cadastre-se em
nossa newsletter

Receba todas as novidades do ISMD.
Belo HorizonteSão Paulo
Vamos conversar?