Câncer de Pele: Dezembro Laranja marca da conscientização

  • Câncer de Pele: Dezembro Laranja marca da conscientização

    Câncer de Pele: Dezembro Laranja marca da conscientização

    O câncer de pele é o tipo de tumor com maior incidência na população brasileira. É determinado com o crescimento anormal e descontrolado de células na pele e são divididos em: não melanoma e melanoma.

     

    O tumor de tipo não melanoma pode apresentar diferentes linhagens. Os mais comuns são: carcinoma espinocelular e o carcinoma basocelular.  Apesar de mais incidente, carcinoma basocelular, é também o menos agressivo, e aparece em regiões mais expostas ao sol, como: rosto, orelhas, pescoço, ombros e costas. O Carcinoma espinocelular pode se desenvolver em todas as partes do corpo também expostas ao sol e progredir em órgãos internos como os pulmões, colo do útero e na mucosa da boca, por exemplo.

     

    Já o câncer de pele melanoma tem origem em células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele. Apesar de ser o mais grave devido à sua alta possibilidade de metástase, conforme informação do Inca, nos últimos anos, houve um aumento na sobrevida dos pacientes com melanoma, devido ao diagnóstico precoce do tumor.

     

    A maioria dos casos de câncer de pele acontece na idade adulta e para que isso não ocorra, é necessário que a pessoa proteja a pele dos raios solares desde criança. Além da idade, a hereditariedade desempenha um papel central no desenvolvimento do câncer de pele. As pessoas que possuem familiares diagnosticados com a doença, devem fazer exames preventivos de forma regular e ter a hábito de verificar a própria pele.

    Alguns fatores de risco do câncer de pele são:

    • Exposição solar sem proteção;
    • Maior incidência a partir dos 40 anos;
    • Pessoas com a pele, cabelos e olhos claros;
    • Sistema imunológico fraco;
    • Pessoas com histórico da doença na família.

     

    Caso o câncer de pele seja diagnosticado no início, as chances de cura são bem elevadas e, por este motivo, é muito importante que a visita ao dermatologista seja feita periodicamente. Para quem está em busca de diagnóstico e tratamento, o Núcleo Avançado de Dermatologia ISMD / Hospital da Baleia, é referência na área.

     

    Para alertar a sociedade para a importância da prevenção ao câncer de pele, acontece, desde 2014 o movimento “Dezembro Laranja”, que é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com apoio do Conselho Federal de Medicina e da Associação Médica Brasileira.

     

    O movimento, que neste ano tem o slogan “Se exponha, mas não se queime” promoveu um mutirão de consultas gratuitas no dia 01 de dezembro, das 9h às 15h, em 132 postos de atendimento por todo o país.  Além das consultas, monumentos foram iluminados com a cor laranja e protetores solares distribuídos em diversos parques e praias. 

     

    Para a prevenção do câncer de pele é importante tomar algumas medidas:

    • Usar chapéus, camisetas e óculos escuros;
    • Usar camisas com fator de proteção solar;
    • Usar diariamente protetor solar, sempre com 30 minutos antes da exposição solar e aplicá-lo de duas em duas horas. É importante que o filtro solar proteja contra radiação UVA e UVB e tenha fator de no mínimo 30;
    • Evitar exposição solar entre 10h e 16h;
    • Na praia ou na piscina utilizar barracas feitas de algodão ou lona capazes de absorver cerca de 50% da radiação. Evite barracas feitas de nylon, pois 95% dos raios UV conseguem ultrapassar o material;
    • Observar, com freqüência, a própria pele e caso encontre alguma pinta ou mancha suspeita, procurar um dermatologista de imediato;
    • Consultar um dermatologista, pelo menos, uma vez ao ano, para que seja feito um exame completo.

     

    O câncer de pele quando diagnosticado logo no início tem grande chance de cura, mas a conscientização sobre os cuidados da exposição solar e a consulta regular a um dermatologista é a melhor atitude. Participe da Campanha Dezembro Laranja.

    Veja no Youtube do ISMD outros vídeos sobre o Dezembro Laranja

    Dra. Rafaela Marota, médica dermatologista (@rafamarotta) fala no vídeo sobre os cuidados o ano inteiro com o sol.

     

     

    Deixe seu comentário

    Campos obrigatórios estão marcados*

X