ISMD leva atendimento médico gratuito à população carente

  • ISMD leva atendimento médico gratuito à população carente

    ISMD leva atendimento médico gratuito à população carente

    O 15º Mutirão da Saúde realizado pelo Instituto Superior de Medicina (ISMD) trouxe alívio e esperança para o Vale do Jequitinhonha.

     

    _DSC0565-(2)

    Habitantes esperando atendimento. Foto: Rodrigo Zacarias

    Nos dias 11 e 12 de dezembro de 2015, Itaobim, uma cidade com 120 mil habitantes, recebeu cerca de 150 profissionais da saúde, entre médicos, biomédicos, enfermeiros e farmacêuticos.  Essa foi uma ação do ISMD com apoio da Faculdade Ciências Médicas (FCM-MG), Hospital da Baleia e Grupo Franciscanos pela eliminação da Hanseníase.

     

    Durante os dois dias, foram realizados gratuitamente inúmeros procedimentos de saúde como consultas dermatológicas e pequenas cirurgias para quase 2300 pessoas carentes, identificando a Hanseníase e, até mesmo, o câncer de pele, que foram encaminhadas para tratamento no SUS.

     

    Segundo a idealizadora do projeto e diretora do ISMD, Dra. Raquel Vilela, há muito o que se fazer para controlar a Hanseníase, que é um problema de saúde pública, sendo o comprometimento de todos fundamental.

     

    Quem acompanhou o mutirão se surpreendeu com o que viu. Consultórios e pequenos centros cirúrgicos foram montados e atenderam a todos que precisavam de cuidados. Foram, ainda, realizadas palestras, atividades lúdicas, massoterapia e momentos de orações e músicas.

     

    _DSC0865

    Equipe ISMD. Foto: Rodrigo Zacarias

    Ações como esta mostram a importância que a valorização social tem para o Instituto Superior de Medicina. Sempre buscando realizar parcerias com instituições sérias, que prestam serviços de qualidade, o ISMD reforça sua excelência em atendimento à população.

     

     

    Sobre a Hanseníase:

     

    A hanseníase ou mal de Hansen é uma doença curável, com tratamento  simples feito com medicamentos fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e acompanhamento médico ambulatorial.

     

    É uma doença infecciosa, silenciosa, de evolução crônica, provocada pelo Mycobacterium leprae, microrganismo que ataca principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. A doença tem um passado de discriminação e isolamento dos doentes, que hoje já não existe e nem é necessário, pois pode ser tratada e curada.

     

    A transmissão se dá de indivíduo para indivíduo, por germes eliminados por gotículas da fala e que são inalados por outras pessoas penetrando o organismo pela mucosa do nariz.

     

    Se uma área da pele apresentar queda dos pelos, manchas brancas ou avermelhadas com alteração da sensibilidade, áreas ressecadas com sensação de formigamento ou dormência, isso pode ser hanseníase. Assim que uma mancha com essas características for notada, é aconselhável procurar o mais rápido um dermatologista.

    Comentários (12)

    • Boa tarde estou tentando ligar para tel mas falam q não existe 28529404 gostaria de marcar consulta gratuita com dermatologista já mandei email mas não tive retorno , médica Post o me deu encaminhamento, mas não consigo ligar vcs , fui ate la endereco na avenida conselheiro rodrigues , mas me informaram q so por tel , vcs podem me ajudar
      Desde já agradeço

      Responder
    • Boa tarde tudo bem gostaria de saber o horário da minha consulta amanhã por favor nome da paciente Alessandra da Silva Rodrigues consulta com dermatologista

      Responder
        • ISMD
        • 25 de outubro de 2018 at 08:41

        Olá Sandra, tudo bem?
        Envie uma mensagem através do nosso WhatsApp, para confirmaremos a sua consulta!

        Atendimentos em São Paulo: 11 – 98297-0022
        Atendimentos em Belo Horizonte: 31 – 7134-9229

        Responder
    • Boa noite eu tenho uma consulta marcada na sexta feira dia 26,eu não vou poder comparecer,eu gostaria de remarcar por favor

      Responder
        • ISMD
        • 25 de outubro de 2018 at 08:38

        Olá Antônia, Tudo bem?
        Envie uma mensagem através do nosso WhatsApp, que remarcaremos sua consulta!
        Atendimentos em São Paulo: 11 – 98297-0022
        Atendimentos em Belo Horizonte: 31 – 7134-9229

        Responder
    • Ola gostaria de saber por favor se nessa clinica existe algum tratamento gratuito para dermatologia. Obrigada

      Responder

    Deixe seu comentário

    Campos obrigatórios estão marcados*

X