Afinal: quando é necessária a cirurgia dermatológica?

3 minutos de leitura
ISMD
por ISMD

A cirurgia dermatológica é especializada em procedimentos, diagnósticos, cirúrgicos, estéticos e oncológicos realizados na pele ou no tecido celular subcutâneo. Tem como objetivo prevenir, restaurar e manter a saúde da pele, cabelo ou unhas.

A especialidade abrange tratamentos variados para melhorar a qualidade de vida e a autoestima dos pacientes. Os procedimentos abrangem tratamentos para câncer de pele e outras doenças. Para estes procedimentos são utilizados o que existe de mais moderno no tratamento médico dermatológico.

Dentro da cirurgia dermatológica, há procedimentos voltados para estética ou cosmiatria como peelings, aplicação de toxina botulínica, preenchedores e bioestimuladores e o uso de aparelhos para retirada de manchas, tatuagens, rejuvenescimento, tratamento de cicatrizes. As técnicas mais avançadas e invasivas exigem um profissional médico com boa experiência em anatomia humana e manejo de possíveis complicações para a realização das mesmas.

O profissional médico dessa área atua em vários segmentos, tais como:

·         diagnóstico e tratamento de doenças da pele, cabelo e unhas;

·         diagnóstico, tratamento e prevenção de tumores benignos e do câncer de pele;

·         prevenção e tratamento do envelhecimento da pele;

·         tratamento de cicatrizes;

·         biópsias de pele;

·         remoção de pintas (link para o texto);

·         cauterização de verrugas;

·         cirurgia de unha;

·         transplante de cabelos;

·         tratamentos corporais como flacidez, gordura localizada, excesso de pelos;

·        procedimentos cosmiátricos: peelings, aplicação de toxina botulínica, preenchedores e bioestimuladores.

A cirurgia dermatológica tem uma grande abrangência e, por esse motivo, possibilita aos pacientes tratar problemas com graus variados de gravidade e complexidade. Alguns procedimentos podem ser feitos à nível ambulatorial. Já os mais complexos exigem um ambiente mais equipado como um bloco cirúrgico.

Caso a sua avaliação ou diagnóstico aponte para a necessidade uma cirurgia dermatológica, alguns cuidados devem ser tomados para que os resultados sejam satisfatórios:

·         sempre informar sobre eventuais problemas de saúde (doenças e alergias) ou uso de medicamentos contínuos;

·         deixar claro na consulta em relação às suas expectativas, para minimizar possíveis frustrações ou arrependimentos.

·         é fundamental esclarecer todas as suas dúvidas em relação ao procedimento, principalmente os riscos inerentes ao mesmo (cicatrizes, deformidades, hematomas e outros).

Saiba tudo que acontece no ISMD!

Fazemos envios semanais com dicas e materiais gratuitos
× Em que posso ajudar?