Você sabe o que são os Obesogênicos?

about us page title image
  • Você sabe o que são os Obesogênicos?

    O termo foi criado pelo professor de Bioengenharia da Universidade da Califórnia, nos EUA, Bruce Blumberg. Segundo ele, são os Obesogênicos os responsáveis por contribuir no ganho de peso sem que o indivíduo tenha consciência de que está engordando.

    Embalagens de alimentos, remédios, tubos de PVC da rede de encanamento e o teflon das panelas são só alguns exemplos de onde essas substâncias podem ser encontradas. A ingestão resulta, segundo Bruce, no acúmulo de gorduras no corpo por que os Obesogênicos induzem as células de gordura a ficarem mais gulosas e desregulam regiões do cérebro que controlam nossa saciedade e preferências alimentares.

    De acordo com uma matéria publicada pela Revista Galileu, outros sete fatores além dos Obesogênicos podem influenciar o resultado na balança. Vírus, desregulação da flora intestinal, privação de sono, poluição, climatização artificial dos ambientes, falta de sol e parto são os fatores que combinados com hábitos de vida resultam em um indivíduo obeso.

    A Coordenadora e Professora da Pós-graduação em Endocrinologia do Instituto Superior de Medicina (ISMD), Claudia Chang foi uma das profissionais ouvidas pela revista para explicar como esses fatores influenciam no nosso peso.

    A falta de uma boa noite de sono pode contribuir para o aumento de peso porque, de acordo com um estudo americano, uma pessoa que dorme menos de 7 horas por noite tende a escolher comidas mais gordurosas além de ter menos vontade de se exercitar. Segundo Claudia, “privar-se de sono altera o funcionamento do hormônio regulador do apetite, a leptina, o que nos faz ter mais fome”, explica.

    Outro elemento que pode favorecer o aumento de peso é a falta de vitamina D, substância produzida quando ficamos sob a luz do sol. A vitamina D potencializa a ação da insulina, que é o hormônio responsável por recarregar as energias das células. Cláudia afirma que nesse caso, “se o corpo não tem níveis suficientes dessa vitamina, se sente forçado a produzir mais insulina e essa sobrecarga resulta em ganho de peso”, afirma.

    Fato é que são muitos os fatores que podem provocar o acréscimo de números na hora de subir na balança, mas a melhor maneira de combater o ganho de peso continua sendo uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas.

    Leave a comment

    Required fields are marked *

Inscrições para Pós-Graduação
* Dermatologia Clínica
* Dermatologia Estética Avançada
* Psiquiatria
* Endocrinologia
* Citologia Clínica do Colo Uterino
Prezado Aluno;
Informamos que o Portal do Aluno estará indisponível hoje, 01/dez, das 17 horas às 20 horas, por motivo de manutenção. Agradecemos a Compreensão.

Setor Acadêmico
ATENÇÃO!
Inscrições para Pós-Graduação
* Dermatologia Clínica
* Dermatologia Estética Avançada
* Psiquiatria
* Endocrinologia
* Citologia Clínica do Colo Uterino