Shaving e Eletrocirurgia: procedimentos para o tratamento de lesões da pele sem malignidade

about us page title image
  • Shaving e Eletrocirurgia: procedimentos para o tratamento de lesões da pele sem malignidade

    cirurgica004

    Para quem não conhece, o shaving e a eletrocirurgia são procedimentos realizados por dermatologistas para extração de verrugas, manchas e pintas do corpo. O shaving é uma modalidade de retirada de lesões benignas superficiais, particularmente nevos, acrocórdons ou queratoses seborreicas

    Neste procedimento, a lesão é removida utilizando-se lâmina de bisturi ou tesoura fina. A incisão é feita paralelamente à pele, de forma semelhante ao ato de barbear (shaving). É necessária a utilização de anestesia local e o procedimento é ideal para lesões benignas, que elevam-se acima da superfície da pele, como nos casos de nevos melanocíticos intradérmicos

    O procedimento é bastante simples, porém muito eficaz, pois como o corte não é profundo, não exige que o paciente leve pontos. Além disso, o processo de cicatrização é bem rápido.

    Geralmente, o shaving é complementado com a eletrocirurgia – técnica que visa à destruição dos tecidos da pele com a aplicação de um bisturi de alta frequência. Utiliza-se eletrocirurgia  leve, logo em seguida, de modo a apenas parar o sangramento. A cicatrização ocorre dentro de 7 a 15 dias, dependendo do tamanho da lesão. É válido destacar que a eletrocirurgia também pode ser realizada separadamente do shaving.

    Para as especialistas, os principais benefícios de ambos os tratamentos é a rapidez com que eles podem ser executados e a facilidade no processo de cicatrização, que costuma ser imperceptível. Entretanto, a recomendação das duas é de qualquer uma das técnicas requer a avaliação de um dermatologista, pois este profissional é o único habilitado a avaliar a característica das lesões, para assim, indicar o tratamento mais adequado.

    O ISMD possui o curso de pós-graduação em Cirurgia Dermatológica, que prima pela capacitação do médico no diagnóstico e tratamento de casos cirúrgicos dentro da dermatologia através de aulas teóricas e práticas, incluindo as técnicas para procedimentos como a eletrocirurgia. Conta com centro cirúrgico e salas de pequenos procedimentos com equipamentos de ponta, além de corpo docente formado por cirurgiões plásticos e dermatologistas renomados.

    Leave a comment

    Required fields are marked *

Inscrições para Pós-Graduação
* Dermatologia Clínica
* Dermatologia Estética Avançada
* Psiquiatria
* Endocrinologia
* Citologia Clínica do Colo Uterino
Prezado Aluno;
Informamos que o Portal do Aluno estará indisponível hoje, 01/dez, das 17 horas às 20 horas, por motivo de manutenção. Agradecemos a Compreensão.

Setor Acadêmico
ATENÇÃO!
Inscrições para Pós-Graduação
* Dermatologia Clínica
* Dermatologia Estética Avançada
* Psiquiatria
* Endocrinologia
* Citologia Clínica do Colo Uterino