SBD divulga edital para o TED 2014 e mantém exigências do ano passado

about us page title image
  • SBD divulga edital para o TED 2014 e mantém exigências do ano passado

    Foi divulgado nesta semana pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) o edital para o Exame para Obtenção do Título de Especialista em Dermatologia (TED) 2014. Para os pós-graduados, as melhorias refletidas no edital passado foram mantidas.

    De acordo com o edital, para prestar o exame o candidato deve possuir carga-horária mínima de 1200 horas em treinamento e atuação em Dermatologia por 6 anos. Entende-se por treinamento a realização de especialização em dermatologia em instituição de ensino ou realização de estágio em hospitais públicos, privados, instituições de ensino, ambos credenciados pelo MEC e/ou pela SBD, sendo que o tempo desse treinamento não pode ultrapassar 3 anos.

    Somado ao treinamento, o candidato deve ainda comprovar o exercício profissional pelo tempo que faltar para completar um total de 6 anos. Essa comprovação deverá ser feita da seguinte maneira de acordo com o edital:

    4.1.7.3 A comprovação da atuação regular (o exercício profissional) na dermatologia deverá ser realizada mediante a apresentação dos seguintes documentos:

    a) Exercício da dermatologia em empresa/ instituição privada: cópia autenticada da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) contendo a parte de identificação do candidato e do registro do empregador (com início e fim, se for o caso), acrescida de original ou cópia autenticada de declaração do empregador em papel timbrado que informe o período (início e fim, se for o caso) e os serviços realizados.

    b) Exercício da dermatologia em empresa/instituição pública: original ou cópia autenticada de declaração em papel timbrado ou certidão de tempo de serviço emitida pela área de pessoal ou de recursos humanos contendo nome, assinatura e matrícula do servidor. Não havendo órgão de pessoal ou de recursos humanos, a autoridade responsável pela emissão do documento deverá declarar/certificar também essa inexistência inserindo no documento seu nome, matrícula e assinatura, que informe o período (com início e fim, se for o caso) e os serviços efetivamente realizados.

     c) Exercício da dermatologia como prestador autônomo: cópia autenticada do contrato de prestação de serviços acrescido de declaração original em papel timbrado do contratante com firma reconhecida que informe o período (início e fim, se for o caso) e os serviços realizados.

    d) Exercício da Dermatologia em consultório próprio: o candidato deverá encaminhar documentos que, em conjunto, demonstrem de forma inequívoca o exercício da dermatologia pelo tempo exigido neste edital, tais como: cópia autenticada do Alvará do consultório, cópias autenticadas de declarações de planos de saúde em papel timbrado que demonstrem o credenciamento do candidato na área de dermatologia (com início e fim, se for o caso), cópia autenticada de contrato social (se for pessoa jurídica), dentre outros. A aceitação fica sujeita à análise pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Não serão aceitas apenas declarações emitidas por pessoas físicas atestando o exercício da dermatologia. (Edital SBD, 2014)

     

    O ISMD possui um curso de 3 anos em Dermatologia Clínica, com carga horária de  8640 horas, similar a de residência médica, incluindo estágio hospitalar exclusivo no Hospital da Baleia em Belo Horizonte. Neste caso, após o término do curso no ISMD, o profissional necessita apenas de mais 3 anos de efetiva prática profissional para então prestar o exame para obtenção do título de especialista em Dermatologia.

    As inscrições serão realizadas somente pela Internet, no site Gestão de Concursos, das 10 horas do dia 04 de fevereiro de 2014 até às 19 horas do dia 27 de fevereiro de 2014 (horário de Brasília/DF). Acesse o edital AQUI!

    Leave a comment

    Required fields are marked *

X