O que é toxina botulínica e como ela age?

about us page title image
  • O que é toxina botulínica e como ela age?

    O que é toxina botulínica e como ela age?

    Toxina botulínica, o famoso Botox®, se origina de uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Essa toxina é utilizada para prevenir ou amenizar rugas e linhas de expressão na região dos olhos -como pés de galinha-, região da testa ou no espaço entre as sobrancelhas (glabela).

    Essas marcas de expressão podem ser causadas pela contração dos músculos do rosto durante os anos, má alimentação, envelhecimento facial, tabagismo, exposição solar inapropriada etc. Por mais que existam cremes anti-rugas e outros produtos para este fim, o Botox® traz resultados mais visíveis de forma mais rápida.

    A aplicação deve ser feita por profissionais especializados como dermatologistas e cirurgiões plásticos e médicos treinados na técnica. Ao ser injetada, a toxina botulínica atua como se fosse um bloqueador neuromuscular que impede as transmissões de estímulos dos neurônios para os músculos, inibindo a contração muscular de forma parcial ou completamente. Mesmo com esse bloqueio, com o tempo, o próprio organismo produz novas vias de transmissão, por isso, o efeito do Botox® é temporário.

    Além do uso estético, a toxina botulínica também pode ser usada como tratamento de suor excessivo, espasmo hemifacial (quando metade do rosto sofre com repuxos), enxaqueca, estrabismo, espasticidade disfuncional (rigidez muscular excessiva), dentre outros.
    Qual a diferença entre Botox® e preenchimento facial?
    Enquanto a toxina botulínica age como paralisante muscular, o preenchimento facial é indicado para tratamento de áreas onde há rugas mais profundas, além de repor o volume facial e tratar a flacidez. O Botox®, seria indicado para as rugas dinâmicas, aquelas que aparecem ao movimento. Já os preenchedores seriam utilizados nas rugas estáticas como as linhas de expressão ao redor dos lábios e o conhecido bigode chinês (linha formada entre o canto da boca e o queixo).

    Quem pode receber a aplicação do Botox®?
    Normalmente, é aconselhável iniciar as aplicações após os 25 anos ou quando o paciente sentir incômodo com as linhas de expressão. É contraindicado para pacientes que apresentam alergia a algum componente da formulação da toxina botulínica, grávidas ou mulheres em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias.

    A aplicação do Botox® pode ser considerada um tratamento seguro, se feita por um médico habilitado. O uso frequente da substância -sempre de forma correta- não provoca perda da expressão e evita o envelhecimento precoce.
    Resultados e duração
    O resultado do Botox® normalmente pode ser visto depois de 48h, e seu efeito máximo, em 15 dias. Não é preciso repouso após aplicação, porém, é recomendável que nas horas seguintes não pratique exercícios físicos e nem massageie ou esfregue o local.

    A duração da aplicação varia entre 3 a 4 meses, mas há casos em que o resultado pode se estender por até 6 meses. Deve existir um intervalo mínimo de 3 meses entre cada aplicação, e caso esse tempo não seja seguido, há risco do organismo desenvolver resistência ao produto, fazendo com que a toxina botulínica perca seu efeito.

    Após o procedimento, podem surgir pequenos hematomas devido a introdução da agulha na pele, que pode perfurar vasos sanguíneos mas serão logo absorvidos pelo organismo. O procedimento é geralmente bem tolerado pelos pacientes, para os mais sensíveis pode ser utilizada uma pomada anestésica ou gelo local que minimiza o desconforto local.

    Leave a comment

    Required fields are marked *

Inscrições para Pós-Graduação
* Dermatologia Clínica
* Dermatologia Estética Avançada
* Psiquiatria
* Endocrinologia
* Citologia Clínica do Colo Uterino
Prezado Aluno;
Informamos que o Portal do Aluno estará indisponível hoje, 01/dez, das 17 horas às 20 horas, por motivo de manutenção. Agradecemos a Compreensão.

Setor Acadêmico
ATENÇÃO!
Inscrições para Pós-Graduação
* Dermatologia Clínica
* Dermatologia Estética Avançada
* Psiquiatria
* Endocrinologia
* Citologia Clínica do Colo Uterino