Importância do Outubro Rosa

about us page title image
  • Importância do Outubro Rosa

    Importância do Outubro Rosa

    A campanha do Outubro Rosa surgiu na década de 1990 com o objetivo de conscientizar e incentivar a população sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama. O câncer surge devido a multiplicação de células -anormais- na mama, que resultam num tumor. Segundo pesquisas realizadas pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, o câncer de mama é o segundo maior tipo, atrás apenas do câncer de pele (não melanoma, que é o tipo mais grave de câncer de pele).

    Causas e prevenção

    Infelizmente, o câncer de mama possui várias causas. Por isso, é importante adotar medidas que conseguem diminuir a possibilidade de desenvolver a doença. Entre os principais fatores que provocam a doença, está o uso do cigarro, que é o principal motivo do surgimento de câncer -não somente o de mama-, estilos de vida não saudáveis, sedentarismo, dentre outros.

    É essencial que a mulher realize o autoexame, pois assim ela consegue perceber qualquer mudança na mama. Um estudo feio pelo Inca, mostrou que 66,2% dos casos são descobertos pelas próprias pacientes, o que confirma a relevância do autoexame.

    Ter acompanhamento médico e realizar exames de saúde regularmente são decisivos para a prevenção. A mamografia, por exemplo, pode começar a ser feita anualmente em mulheres a partir dos 40 anos, e para quem já teve casos da doença na família, é possível realizar o exame após os 25 anos. Assim, caso seja descoberto, o quanto antes for diagnosticado, existem mais chances de cura e recuperação.

    Dos vários estudos realizados, descobriu-se que adotar medidas simples no dia a dia pode ajudar na prevenção do câncer em até 30%. Evitar o cigarro, praticar atividades físicas de forma regular, monitorar o peso corporal, evitar bebidas alcóolicas e amamentar, são exemplos de formas de precaução.

    Manter uma alimentação saudável também é um ponto significativo. Há estudos que associam o consumo excessivo de laticínios e carne vermelha ao desenvolvimento do câncer. Portanto, manter o equilíbrio e não exagerar no consumo desses alimentos, ingerir mais frutas e hortaliças, realizar exames de saúde regularmente, é essencial para a prevenção.

    Sintomas

    Observar se a mama apresenta alguma alteração -realizando o autoexame- e ter acompanhamento médico é fundamental para o tratamento da doença. Os principais sinais do câncer de mama, são, caroços endurecidos, alterações no mamilo, mudanças na pele -vermelhidão- ,líquidos expelidos pelos mamilos e nódulos na região das axilas.

    Caso seja notado algum destes sinais, é imprescindível que a paciente procure um médico imediatamente para fazer avaliações mais especificas. Só assim será possível detectar o câncer e iniciar o tratamento. Quanto antes o diagnóstico é feito, melhor.

    Tratamento

    Após o diagnóstico de câncer, o médico responsável irá indicar qual o melhor tratamento de acordo com o caso e avanço da doença. O tratamento e acompanhamento dos pacientes com câncer atualmente possuem bons recursos médicos, o que facilita a paciente a enfrentar a doença e se recuperar mais rápido. Os principais métodos para tratar do câncer são a cirurgia, quimioterapia e a radioterapia, mas o médico responsável saberá qual a melhor opção de acordo com o caso e o grau do tumor.

    Leave a comment

    Required fields are marked *

Inscrições para Pós-Graduação
* Dermatologia Clínica
* Dermatologia Estética Avançada
* Psiquiatria
* Endocrinologia
* Citologia Clínica do Colo Uterino
Prezado Aluno;
Informamos que o Portal do Aluno estará indisponível hoje, 01/dez, das 17 horas às 20 horas, por motivo de manutenção. Agradecemos a Compreensão.

Setor Acadêmico
ATENÇÃO!
Inscrições para Pós-Graduação
* Dermatologia Clínica
* Dermatologia Estética Avançada
* Psiquiatria
* Endocrinologia
* Citologia Clínica do Colo Uterino